Caern deixa moradores de Serra do Mel sem água a quase 50 dias
Devido a falta de conserto e manutenção por parte da Companhia de Águas e esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na bomba do poço na Vila Mato Grosso, que abastece também as vilas Espírito, Goiás, Brasília e Rio Grande do Norte, os moradores estão sem água e sem qualquer previsão de quando o problema será solucionado.
De acordo com moradores da Vila Mato Grosso, aproximadamente 50 dias que estão sem água devido a quebra do poço. “Já informamos o problema a Caern por diversas vezes, mas até hoje não apareceu ninguém aqui. Isso é uma vergonha e falta de respeito com os consumidores”, disse revoltado um morador.
A reclamação dos moradores também se justifica pelo fato de estarem vivenciando um aumento de casos de Covid-19 na região e não ter água sequer para as necessidades mais básicas, como lavar as mãos.
“Cadê a água, gente, cadê a nossa água. Em plena pandemia, nós aqui com quase 50 dias sem água, não pinga uma gota de nada na torneira”, reclamou um morador.
Ainda segundo o morador, a situação não tem se agravado mais porque a prefeitura tem abastecido por meio de carro-pipa, mas a gente sabe que é um paliativo. Está muito complicado. Só Deus na causa”, finalizou o morador.
Nossa redação procurou alguns moradores da Vila Mato Grosso e demais Vilas que são abastecidas pelo "poço do Padre", como é conhecido o poço localizado na Vila Mato Grosso, para saber como eles estão passando por essa siatação, e os depoimentos são realmente de partir o coração.
Na casa da dona Maria da Silva na Vila Goiás, que trabalha com beneficiamento de castanha, a renda da família diminuiu, pois apesar de ter o auxilio dos caminhões pipas da Prefeitura, a família de dona Maria precisa de muita água para poder trabalhar e com o poço da Vila Mato Grosso parado, dona Maria e sua família precisam comprar água, fazendo assim com que um gasto extra entre nas contas da família.
Já na Vila Espirito Santo, a revolta toma de conta dos moradores, nossa equipe passou por 5 casas, e em todas os moradores reclamam e com propriedade do descaso da CAERN na situação atual.
Quem conhece a nossa cidade, sabe que nossa geografia é totalmente diferente de qualquer outro município do Estado do Rio Grande do Norte, e quem sabe até do Brasil. Por sermos subdivididos por Vilas, e elas estarem separadas por lotes "terrenos onde existem plantações de cajueiros e outros", temos a distância de 5 quilômetros de uma Vila para a outra, e algumas Vilas tem suas áreas territoriais mais elevadas; isso já são situações totalmente atípica que fazem nosso abastecimento se tornar lento.
Agora com essa paralização daquele que seja talvez o principal poço de abastecimento de nossa cidade, a vida dos moradores vem sendo realmente prejudicada, pois como grande parte de nossos moradores são agricultores, suas rendas vem tendo uma queda significativa.
Vale salientar que a falta de água afeta todas as áreas, não só a agricultura, más também a saúde, pois passamos por um período crítico da pandemia decorrente do COVID-19.
Alguns moradores já se mobilizaram para fazer um protesto em frente a sede da CAERN na Cidade de Mossoró, buscando como medida de desespero que os responsáveis olhem por nossa necessidade de ÁGUA; segundo um dos Lideres da Vila Mato Grosso, a população está revoltada e se organizando para fazer esse ato de protesto nos próximos dias.
Quero aqui pedir a todos que possam compartilhar essa matéria e entrar conosco nessa luta, pois nós queremos que a CAERN assuma suas reais responsabilidades e respeite nosso povo, nós não sobreviveremos sem água em plena PANDEMIA.
#PORTALSERRANO #DESCASODACAERN #QUEREMOSÁGUA #SERRADOMEL #CAERNASSUMASUARESPONSABILIDADE #NOSSOPOVOTEMSEDE #VERGONHA
Nos sigam em nossas redes sociais:
⦁ Página do Facebook: Facebook.com/PortalSerranoRn
⦁ Perfil do Instagram: Instagram.com/PortalSerranoRn
⦁ Perfil do Twitter: Twitter.com/PortalSerranoRn
⦁ Canal no Youtube: YouTube.com/PortalSerranoRn
⦁ Blogger: PortalSerranoRn.Blogspot.com
0 Comentários